quarta-feira, 25 de março de 2009

São Paulo


Uma amiga comentou comigo que sempre que vai a SP lembra de uma fala de um filme do Domingos Oliveira que diz que carioca quando vai para SP fica em depressão e acaba fazendo besteira. Eu devo ser uma carioca atípica então, pois adoro ir a SP. Não conheço Nova Iorque, mas identifico SP com as descrições normalmente relatadas de NY: a cidade não para, e eu acho lindo passar altas horas pela Av. Paulista e ver tanta vida. Além disso, as grandes programações culturais estão em SP: as maiores livrarias, peças de teatro, shows, exposições. Passei pela livraria Cultura e fiquei boquiaberta. Aqui no Rio sou fã da Livraria da Travessa, com suas estantes de madeira escura. Quando me deparei com a Cultura do Shopping Bourbon, cai dura. Que ambiente mais lindo, aconchegante, com aquelas estantes clarinhas, aquela iluminação convidativa (totalmente diferente das lâmpadas frias da Saraiva), o café espaçoso do Viena no fundo. Sem falar na enorme variedade de livros, cds e dvds, fiquei doida...

Voltando a SP, também adoro fazer compras por lá. O bairro do Bom Retiro é um paraíso de consumo de roupas femininas e as lojas de sapatos, que eu já mencionei antes, são meu fetiche. E claro que tem os restaurantes. Comer em SP é tudo de bom. Eu só fico deprimida em SP quando não tenho tempo de aproveitar nada disso, se bem que só de andar de taxi por lá já me satisfaço olhando a cidade passar pela janela, aquela gente toda, aqueles muros grafitados, os túneis diferentes (adoro os túneis), a velocidade, os prédios e carros chiques...

Só fico tensa mesmo é no aeroporto, rezando pra dar tudo certo. Mas depois de decolar, vem a tam com mais um picolé... E opior foi o discurso: como moramos em um país tropical a tam traz mais uma novidade, e blábláblá... eu chamo isso de redução de custos, eles de novidade. Ok, estou de volta ao Rio!

0 comentários: