segunda-feira, 30 de março de 2009

Pombo Correio


Quem acha que pombo correio está fora de moda, deve ler a noticia do G1:
“A polícia de Sorocaba, a 99 km de São Paulo, interceptou na semana passada dois pombos-correio que levavam aparelhos celulares para dentro da Penitenciária Danilo Pinheiro. As aves foram encontradas nas proximidades do presídio. Elas não chegaram a entrar no local com os equipamentos.”

Confesso que essa notícia me espantou não somente pela criatividade dos presos, mas também porque eu achava que pombo correio era coisa de filme ou de um passado distante.
Uma pesquisa no google me mostrou que se vende pombos correio ainda hoje, e os pombos são usados com essa finalidade porque geralmente voltam para o ninho mesmo após percorrer longas distâncias...

Algumas curiosidades:

•O pombo-correio é fruto de cruzamentos entre raças belgas e inglesas, efetuados na segunda metade do século XIX.
•Chega a percorrer 700 a 1.000 km/dia, a mais de 90 km/hora e tem grande resistência à fadiga

Alceu Valença cantou assim:

Pombo Correio

Pombo correio voa depressa
E essa carta leva para o meu amor
Leva no bico que eu aqui fico esperando
Pela reposta que é pra saber
Se ela ainda gosta de mim
Pombo correio se acaso um desencontro
Acontecer não perca nem um só segundo
Voar o mundo se preciso for
O mundo voa mas me traga uma notícia boa
Pombo correio voa ligeiro
Meu mensageiro e esta mensagem de amor
Leva no bico que eu aqui fico cantando
Que é pra espantar essa tristeza
Que a incerteza do amor traz
Pombo correio nesse caso eu lhe conto
Por essas linhas a que ponto quer chegar
Meu coração o que mais gosta
Voltar pra mim seria assim a melhor resposta

E Drummond escreveu:

Pombo-Correio
Carlos Drummond de Andrade


Os garotos da Rua Noel Rosa
onde um talo de samba viça no calçamento,
viram o pombo-correio cansado
confuso
aproximar-se em vôo baixo.


Tão baixo voava: mais raso
que os sonhos municipais de cada um.
Seria o Exército em manobras
ou simplesmente
trazia recados de ai! amor
à namorada do tenente em Aldeia Campista?


E voando e baixando entrançou-se
entre folhas e galhos de fícus:
era um papagaio de papel,
estrelinha presa, suspiro
metade ainda no peito, outra metade
no ar.


Antes que o ferissem,
pois o carinho dos pequenos ainda é mais desastrado
que o dos homens
e o dos homens costuma ser mortal
uma senhora o salva
tomando-o no berço das mãos
e brandamente alisa-lhe
a medrosa plumagem azulcinza
cinza de fundos neutros de Mondrian
azul de abril pensando maio.


3235-58-Brasil
dizia o anel na perninha direita.
Mensagem não havia nenhuma
ou a perdera o mensageiro
como se perdem os maiores segredos de Estado
que graças a isto se tornam invioláveis,
ou o grito de paixão abafado
pela buzina dos ônibus.
Como o correio (às vezes) esquece cartas
teria o pombo esquecido
a razão de seu vôo?


Ou sua razão seria apenas voar
baixinho sem mensagem como a gente
vai todos os dias à cidade
e somente algum minuto em cada vida
se sente repleto de eternidade, ansioso
por transmitir a outros sua fortuna?


Era um pombo assustado
perdido
e há perguntas na Rua Noel Rosa
e em toda parte sem resposta.


Pelo quê a senhora o confiou
ao senhor Manuel Duarte, que passava
para ser devolvido com urgência
ao destino dos pombos militares
que não é um destino.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aprendi muito

Unknown disse...

Está na moda sim, e é um animal de estimação o qual criamos em casa no aconchego de seu pombal, também participa de competições regionais, o qual o trofeu chega até um carro zero, columbofilia a arte de criar pombos correio, fantático, quanto a levar celular para o prezídio, não é possível porque ele só volta para onde mora, ou seja o seu pombal, a não ser que dentro do prezídio tem um pombal?