quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Esquizofrenia Corporativa


Esse tema daria um novo blog, mas resolvi começar nesse mesmo para ver se cola.

Vocês já repararam que as empresas estão ficando esquizofrênicas? Elas ouvem vozes do além, têm crise de identidade, se sentem perseguidas... um horror. Sobra sempre para nós, que não desistimos de ser pessoas. Aliás, tão raro ver gente hoje em dia, né? As empresas não gostam de gente, pedem que se priorize as tarefas delegadas por ela, que não se tenha vida pessoal, que se trabalhe mais e mais a cada dia. E nós vamos esquecendo como é ser pessoa. A família cobra, o corpo reclama, mas nós estamos estressados e não podemos parar. Aí vêm os divórcios, os problemas com os filhos, as doenças e estresses em geral, e não sabemos o que fazer com isso. Enfim, um dia, deixamos de ser gente e viramos empresa, e achamos que essa vida é boa. Ocorre que, um belo dia, a empresa - sim, porque aqui ela volta a ser ela e não mais nós - nos demite ou aposenta. E então nos vemos na mais absurda miséria. Sem amigos, sem hobbies, sem prazeres nem conversa. Fazer o que? Não sabemos mais ser gente... então é esperar o grande final para receber da empresa - aquela - uma coroa.
Afe! Eu ainda sou gente. E por isso eu choro, eu sofro, eu me sinto injustiçada. Às vezes acho eco, muitas outras não. E vou seguindo, na esperança de não deixar de ser gente nunca, mesmo que tentem me transformar numa barata.
Outro dia, mais reflexões...

1 comentários:

Letícia disse...

Impressionante! É isso mesmo. Outro dia mesmo uma amiga do trabalho dizia que tinha medo de acabar como uma outra que tinha "virado empresa".