sábado, 16 de agosto de 2008

Batman

Gente, fui ver o Batman (Cavaleiro das Trevas). Cresci vendo o filme primitivo que passava na tv, cheio de SOC, TUM, POW. Adorava, e naquela época nem me importava o tipo de relacionamento que o Batman mantinha com o menino prodígio. Eu curtia as aventuras, adorava o batmóvel (hiper modesto naquela época) e a batcaverna.
Hoje em dia, tenho um motivo adicional para recordar as paixões de infância: sou louca pelo Christian Bale, o que faz do filme mais interessante ainda.
Ouvi vários comentários sobre o filme e as desgraças sucessivas com seus atores e comecei a ficar desconfiada. Seria o filme maldito? Acabei indo conferir, em nome do Bale. Me surpreendi. Além de ser maravilhoso, daqueles que nos fazem perder o fôlego, tive que me render ao Coringa. Nem o Bale – que embora bata na família, continua lindo – conseguiu desviar minha atenção. A atuação do Ledger é irrepreensível – mas isso todos já sabiam. O que mais me impressionou foi o roteiro. As falas do Coringa são para se pensar. É difícil ver o filme e não se sentir em meio a um questionamento moral. Afinal, o mocinho tem sempre razão. Mas nesse caso o mocinho está cansado e não chega a ser exatamente um herói épico. Ele é violento, pensa em largar tudo pelo seu grande amor e não suporta a culpa. Já o vilão mostra que somos todos bons e maus, que vivemos numa paranóia que coloca o dinheiro acima de tudo e que o bem só pode existir se o mal também existir. A cena em que o Coringa fica pendurado de cabeça para baixo foi onde assumi que estava mais interessada nele que no Batman. Incrível esse Coringa... Claro que também tem uma mensagem de esperança, quando o prisioneiro lança o detonador da bomba pela janela (quase chorei nessa hora – ando sensível...). E claro também que no final me recuperei do surto e voltei a preferir o Batman. Coitadinho, tão triste e solitário... E ainda tendo que enfrentar o duas caras. Que por sinal parece muita gente que conheço...

Depois de ver o filme, ouvi um comentário do Jabor que comparava o Coringa ao Osama bin Laden. Não gostei disso... Alguém concorda? Talvez tenha ficado em mim uma seqüela de admiração pelo Coringa que não nutro nem de perto pelo Osama. Enfim, o Jabor deve saber o que fala. Eu continuo adorando o Bale, mas confesso que agora avalio do Coringa diferente...

sábado, 9 de agosto de 2008

Frase do dia

Conversando com uma amiga, comentei que não entendia porque a Demi Moore trocou o Bruce Willis pelo Ashton Kutcher. Ela comentou sobre o novo sr Moore:

Vai ver ele não usa cueca. Deve usar um porta jóias...

então tá...